“Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera”. 1 Samuel 1.27
Quais os objetivos do Projeto ANA?
O principal
O Projeto ANA tem por objetivo principal conscientizar, despertar e estimular as auxiliadoras presbiterianas a orar individual e diariamente por seus filhos de oração (sanguíneos ou adotivos, netos, sobrinhos, irmãos e líderes da Igreja).
“Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a Ele as mãos, pela vida de teus filhinhos…” Lm 2.19
Os específicos
- Perseverar em oração, diariamente, em favor dos filhos (sobrinhos ou netos) convertidos para que glorifiquem a Deus com suas vidas. “Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos” Is 54.13.
- Pedir a conversão dos filhos não crentes ou a restauração dos que estão distantes do Senhor para que integrem a família da Aliança. “Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o, e exalta-o para sempre.” Sl 28.9. “Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte pedirá e Deus lhe dará vida, aos que não pecaram para morte” 1 Jo 5.16.
- Suplicar para que os jovens sejam despertados para cumprir o “ide” do Mestre como evangelizadores ou missionários. “Finalmente irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós” 2Ts 3.1.
- Orar também pelos seguintes motivos: esposos e autoridades eclesiásticas: pastores,presbíteros e diáconos; assim como por:seminaristas, ibelinos(IBEL) e ibenistas(IBN); missionários, obreiros e evangelistas e por todas as famílias presbiterianas (1Ts 5.12).
Justificativa
É evidente a necessidade que temos de orar por nossos filhos.
- Pelo relacionamento deles com Deus.
Ef 3.14-19 ; 1Tm 3.15 ; Fl 2.12.13 ;Sl 122.1; Sl 63.1 ;Dt 10.12-13;
Tg 4.7-10; Mt 6.33; Sl 119.71. - Pelo cultivo das virtudes biblicamente recomendadas.
Fp 2.3; Cl 3.23; 1 Tm 4.12; Ef 4.26,31,32; Gl 5.22-23. - Pelo relacionamento com seus familiares.
Ef 6.1-3; Cl 3.20; Ef 4; Pv 3.11,12. - Pela busca de sabedoria divina para a escolha de seus amigos, saber manter bons relacionamentos e fazer boas escolhas quanto a suas carreira profissionais.
Pv 1.10,15 ;Fl 2.4; 1 Co 6.18-20; Pv 3.7.
Orar sem cessar é uma ordem que está nas Santas Escrituras. Revestir-se da armadura de Deus, conforme Ef 6.10-18, é primordial para que tenhamos uma vida de vitórias em Cristo. Estar nas brechas em oração pedindo pelos nossos filhos, conforme a vontade de Deus, é uma tarefa sublime e que Lhe agrada.
“Esta é a confiança que temos para com ele; que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” 1 Jo 5.14. - Devemos interceder por todos, pedindo a misericórdia de Deus e sua graça sobre todos.
Como vivenciar o Projeto ANA?
O Projeto ANA é uma atividade da SAF e deve ser vivenciada dentro das atividades da SAF em todas as oportunidades de serviço como: reuniões de departamento, plenária, reunião de oração da SAF, reuniões da Federação, da Sinodal e da CNSAFs, fazendo-se o “Momento ANA” de oração pelos filhos. A critério da SAF combinada com o Conselho, poderá ser colocado uma faixa na frente da Igreja convidando as mães da comunidade para orar pelos filhos na reunião de oração da SAF, visando também utilizar o Projeto ANA como um instrumento de evangelização.
Poderão também ser realizadas outras reuniões de oração mensais ou semanais com a participação das mães de oração e, algumas vezes, dos “filhos de oração”. Para essas reuniões podem ser convidadas outras mães, mesmo mães não crentes quando oraremos por essas e seus filhos – conversão, resolução de problemas. É uma recomendação bíblica orar por todos os homens 1 Tm 2.1; Jo 17.20; Mt 5.44. A SAF ainda poderá realizar culto de oração com “Momentos ANA”, com grupos menores distribuídos nos lares, de acordo com a proximidade geográfica.
Disponibilizamos em nosso site:logomarca, marcador de Bíblia e folder do Projeto ANA.
Obs.. Adaptado do Projeto original elaborado pela Secretária de Espiritualidade da CNSAFs, quadriênio 2006-2010, a irmã Maria Anecy Calland M. Serra.