Sugestão de Programas

ANIVERSÁRIO DA SAF EM REVISTA

Sugestão

Elabore uma programação com tarefas que tenham como base a SAF em Revista e distribua essas tarefas entre os Departamentos, para serem cumpridas na comemoração do Dia da SAF em Revista.
Monte um bonito painel, usando diferentes exemplares da Revista.
O lanche final da comemoração será feito com receitas tiradas da seção "Colher de Pau".
Durante o lanche, faça perguntas tiradas de exercícios bíblicos publicados nas Revistas, premiando os acertadores.

Exemplo de tarefas a serem distribuídas entre os Departamentos:
1. Contar a história da SAF em Revista.
2. Expor um dos estudos publicados na Secretaria de Espiritualidade, neste ano.
3. Apresentar um jogral ou acróstico sobre a SAF em Revista.
4. Levar uma visita que está sendo evangelizada através da SAF em Revista.
5. Declamar uma poesia que fale da SAF em Revista.
6. Levar um grupo de adolescentes ou jovens para apresentar uma dramatização sobre a SAF em Revista, ou outra que tenha sido publicada na Revista.

Homenagens que podem ser feitas:
1. à Agente da SAF em Revista
2. à mais antiga assinante
3. à mais nova assinante
4. à sócia que fez o maior número de assinaturas
5. à sócia que trouxer o exemplar mais antigo da SAF em Revista

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Histórico

A história da SAF em Revista começa em março de 1955, quando a então Secretária Geral, Maria Auxiliadora Bittencourt Werner, ou melhor, D. Nady Werner (como todos a conhecem e como ela gostava de ser chamada), publicou e distribuiu o "Boletim Informativo da Secretaria Geral do Trabalho Feminino", uma única folha contendo notícias gerais do trabalho, sugestão de estudos bíblicos para reuniões, algumas informações e orientações para as dirigentes.

Em junho do mesmo ano, saiu o Boletim nº 2, já com duas páginas e uma quantidade maior de informações. E, em 11 de outubro, D. Nady comemorou seu aniversário oferecendo (ela, a aniversariante) um presente à mulher presbiteriana - o terceiro número do Boletim, e desta vez no formato de uma revista.

Esta a razão de comemorarmos o aniversário da SAF em Revista, todos os anos no dia 11 de outubro.
Dois jovens muito trabalharam pela nascente publicação: Celso Werner, filho de D.Nady, dedicado na sua confecção, e Ailton Rodrigues, que foi o elemento de contato com as presidentes de Federação e o divulgador da revista nas Igrejas. Foi este último que a batizou de "SAF em Revista".
D. Nady foi nossa Secretária Geral por oito anos, de 1954 a 1962, e, desde que a SAF em Revista foi criada até 1960, ela própria editava e distribuía a Revista.

A última Revista dessa primeira fase teve o número 19.

A partir de 1961, e por determinação do Supremo Concílio, a Casa Editora Presbiteriana é que passou a ser a responsável pela administração, publicação e distribuição.

Comparando as Revistas mais antigas com as mais recentes, percebe-se que, a cada edição, há um progresso, há um crescimento, tanto no conteúdo como na apresentação da Revista.

  1. até o nº 36 - era composta de 20 páginas
  2. do 37 ao 43 - 24 páginas
  3. do 44 ao 47 - 28 páginas
  4. do nº 48 em diante - 32 páginas
  5. no ano de 1991, mudou o formato, e a Revista ganhou 64 páginas
  6. em 1995, outras novidades ...
  7. Hoje, temos a Revista com dois cadernos: um caderno principal com assuntos gerais, colocados em 40 páginas, das quais 24 já são coloridas, e um segundo caderno, central, com 32 páginas de orientações e sugestões específicas para o trabalho das SAFs. Ao todo são 72 páginas, sendo que a capa da Revista ganhou um colorido especial com aplicação de verniz.

A SAF em Revista é a publicação oficial do Trabalho Feminino da IPB.Toda a matéria nela publicada está sob a coordenação da Secretária de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional de SAFs, e sob a supervisão da Secretária Geral do Trabalho Feminino/ IPB. A parte administrativa, a editoração e a remessa das revistas é por conta da Casa Editora Presbiteriana (hoje Editora Cultura Cristã). Por isso é que artigos, notícias, fotos e demais colaborações a serem publicadas devem ser encaminhadas à Secretária de Comunicação e Marketing, no endereço da Caixa Postal da Revista. Porém os pedidos de assinaturas, números avulsos e pagamentos são tratados diretamente com a Editora, no endereço da Editora.

Em geral, cada sociedade tem uma sócia encarregada de fazer as assinaturas e distribuir as Revistas em sua igreja. É a Agente da SAF em Revista. Ela é a principal divulgadora da Revista, arrecadando assinantes entre todas as mulheres da Igreja e até fora da Igreja, entre crentes e não-crentes. Com a graça de Deus, nossa Revista tem se mostrado um excelente instrumento de evangelização.

E o desejo da SAF em Revista é continuar a crescer e aprimorar-se. Chegar um dia a ter todas as suas páginas coloridas; a cada edição ser mais útil, mais interessante, melhor servindo e agradando à mulher presbiteriana, com seus artigos que edificam, com textos que enriquecem culturalmente, orientações na área da saúde, poesias que elevam o espírito, ensinamentos para a vida em família, muitas informações e diretrizes para as líderes do trabalho feminino, variadas sugestões para as SAFs, notícias e fotos de tudo o que acontece pelo Brasil, "dicas" e receitas para o nosso dia-a-dia, e muitas outras coisas mais...
"Sempre melhorando", é o nosso lema!

Vamos trabalhar juntas, auxiliadoras de todo o Brasil, vamos multiplicar as assinaturas da SAF em Revista, a fim de que ela possa continuar a crescer para a honra e a glória do Senhor Jesus.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Dramatização
"Revista Total - Nota Dez"
(Líbia Borges Rodrigues)

Personagens: 5 mulheres e um narrador

1ª mulher - (na cabeça uma coroa com a inscrição "Quem sou eu?"; presa ao peito uma SAF em Revista do ano; enquanto fala, folheia a Revista) - Eu sou a SAF em Revista. Em mim você encontra sugestões para sua SAF, Federação e até para a Sinodal. Também trago informações de todo o país, os planos de trabalho, receitas gostosas e muitos artigos importantes para o seu crescimento em todas as áreas.Veja, eu tenho 2 cadernos, num total de 72 páginas. Sou a melhor Revista que existe!

Narrador - Vocês sabem como nossa Revista nasceu?

2ª mulher - (no peito uma faixa com a inscrição "Boletim nº 1") - Estamos em março de 1955, hoje eu estou nascendo. Minha mãe é a Secretária Geral D. Nady Werner. Só tenho uma página, porém minha mãe tem muitos planos para mim.

Narrador - Este primeiro número foi um Boletim Informativo, somente uma página contendo notícias gerais, algumas informações e sugestão de exercícios bíblicos para as reuniões.

3ª mulher - (com a faixa "Boletim nº 2") - Tenho agora duas páginas, mas ainda continuo fraquinha. Preciso de ajuda! Ouvi falar que a Missão Brasil Central vai ajudar na minha publicação. Quando tiver recursos, ninguém me segura... vou crescer... crescer... crescer!

Narrador - Este segundo número saiu em junho de 1955 e já apresentou maior quantidade de informações.

4ª mulher - (entra cantando, com uma revista presa ao peito , em cuja capa está escrito "Boletim nº 3") - Como estou feliz! Olhem para mim: já tenho uma capa e estou em formato de revista! Fiquei linda, não acham?

Narrador - Em 11 de outubro de 1955 saiu este número em formato de Revista. Era o aniversário de D. Nady e este foi o presente que ela deu às mulheres presbiterianas. E a Revista foi crescendo, crescendo... Em 1961, ela passou a ser publicada pela Casa Editora Presbiteriana.

5ª mulher - (falando alto, com uma revista com a inscrição "SAF em Revista nº 36") - Eu sou o número 36. Estou com 20 páginas, já tenho índice, fotos, receitas, poesias, estudos... tenho de tudo e para tudo! Sabem o que mais? Estou presente nas reuniões de todas as SAFs! Agora sou importante de verdade!

(Neste momento, a 2ª, a 3ª, a 4ª e a 5ª personagens, todas começam a falar ao mesmo tempo, cada uma dizendo-se mais importante que a outra, agredindo e empurrando uma à outra)

1ª mulher - Minhas irmãs, que vergonha! O que vocês acham que são? Uma revista como outra qualquer?! Temos que viver o que falamos em nossas páginas. Se falamos do grande amor de Jesus, temos que demonstrar este amor, através de vidas santas. Cada uma de nós foi importante no seu tempo. Vamos mostrar que somos unidas para unir o mundo lá fora. Nosso dever é plantar a paz. Que a cada ano nossas páginas se aprimorem em benefício do trabalho das SAFs, colaborando assim para o crescimento do reino de Deus na terra.

Narrador - Vamos nos unir e trabalhar para aumentar o número de assinantes desta maravilhosa Revista. E, para terminar, vamos cantar "Parabéns" por mais um ano de publicação da nossa SAF em Revista.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Jogral - Dia da SAF em Revista
.............(Aderita Alves da Silva)

Todas Parabéns SAF em Revista!
1 e 2 Sinto o meu coração
Palpitar de alegria
É a SAF em Revista
Que hoje aniversaria!
4 e 4 Minha Revista querida,
Com alegria e emoção,
Quero saudá-la neste dia,
Demonstrar-lhe gratidão.
Todas Mil idéias eu tivesse
Pra lindas frases tecer,
Saídas do coração,
Para lhe oferecer.
1 e 2 Em março de 1955
Saiu seu primeiro jornal,
Constava de estudos, sugestões,
Notícias do trabalho geral.
3 e 4 O terceiro, em outubro,
Em formato de revista.
Lendo-a com atenção,
Muitas almas se conquista.
1 e 2 Me alegro ao folheá-la,
Toda a atenção merece.
3 e 4 Da sua orientação
A SAF muito carece.
Todas Parabéns para você!
Por mais um ano completar,
Honra, glória e aleluia,
Ao Senhor vamos cantar!

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Acróstico
.....(SAF da IP Betânia, em Jataí/ GO)

S ábias, edificantes, são suas mensagens,
A o Senhor sempre glorificando,
F irmadas somente na sua Palavra.

E quipe dedicada trabalha em prol de sua divulgação,
M erece o nosso carinho e apoio.

R egada pelo Espírito Santo,
E mpenha-se em fazer o melhor.
V idas consagradas,
I nspiradas no Senhor,
S ustentam esta Revista,
T razendo estudos, programações diversas
A todas as mulheres cristãs.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

SAF em Revista
....(Zeíta de Matos)

De três em três meses nos chega a revista.
Curiosas ficamos: O que nos trará?
A capa é bonita, mas e o conteúdo,
Será bom, construtivo, como é que será?

Então, a abrimos e... boas surpresas
Sempre nos aguardam, no seu interior:
Entrevistas e artigos que fazem crescer,
Poesias e acrósticos cheios de amor!

Na agenda encontramos boas sugestões
Para as datas que temos a comemorar,
Ela lembra tudo, de janeiro a dezembro,
E assim fica fácil: é só programar.

Conhecemos irmãs, através de suas fotos,
E as Secretárias trazem novidades;
O Caderno especial nos informa e ensina,
E é tão bom o Cantinho de Utilidades!

A Colher de Pau tem receitas gostosas.
Traz o Editorial novidades, coragem.
a irmã Presidente, sempre entusiasmada,
Anima a SAF com sua mensagem.

Ame e leia a SAF em Revista, pois é nossa voz.
Presenteie as amigas, com amor e oração,
Pois Jesus pode usá-la para abençoar,
Para ser instrumento, pregar Salvação!

Voltar para o índice

topo