Sugestão de Programas

PROGRAMA PARA O DIA DA MULHER PRESBITERIANA


Foto HISTÓRICO
Este dia começou a ser comemorado a partir do 1º Congresso Nacional das SAFs , que foi realizado no ano de 1941, na IP do Riachuelo, na cidade do Rio de Janeiro. Ficou resolvido naquele Congresso adotar-se o 2º domingo do mês de fevereiro como o Dia da Mulher Presbiteriana. A data escolhida foi uma homenagem a D. Cecília Rodrigues Siqueira, que aniversariava.

Quem foi D. Cecília? Na época era a Secretária Geral do Trabalho Feminino, cargo em que permaneceu por mais de quinze anos consecutivos, de 1938 a 1954. Líder inconteste, o trabalho feminino sempre ocupou destacado lugar em seu ministério como mulher, mãe e esposa de pastor. Viajou por todo nosso imenso país, participando de Congressos, organizando SAFs, Federações e Confederações Sinodais. Aqui e no exterior empenhou-se em defender e divulgar as atividades da Mulher Presbiteriana, uma mulher comprometida com Cristo Jesus, fiel à missão que lhe foi confiada, quer como esposa, como mãe, como membro da Igreja, como cidadã de nosso país. Quando deixou o cargo de Secretária Geral, o Supremo Concílio de 1954, reunido em Recife, PE, atendendo ao pedido da Confederação Nacional do Trabalho Feminino, oficializou, então, o 2º domingo de fevereiro como o Dia Nacional da Mulher Presbiteriana.

Na Igreja Presbiteriana do Brasil, o espaço da mulher chama-se “SAF” - Sociedade Auxiliadora Feminina - um ministério abrangente, onde cada auxiliadora usa os maravilhosos dons que Deus lhe concedeu.

...............................................................................

O QUE AS SAFs PODERÃO FAZER NESTE DIA?

1ª Sugestão
Solicitar ao Conselho da Igreja para que, nesse domingo , todas as atividades sejam programadas e, se possível executadas, pelas sócias da SAF, desde a Escola Dominical até o culto vespertino. Não esquecendo, porém, que o púlpito é da responsabilidade exclusiva do pastor e só ele pode escolher quem o substitua.

2ª Sugestão
É possível que em sua cidade more uma viúva de pastor, ou alguma senhora, que tenha dedicado toda a sua vida ao trabalho do Senhor, e esteja, no momento, impossibilitada de continuar em atividade. Esse domingo é a oportunidade de prestar-lhe uma homenagem singela,mas que demonstre que a SAF não esqueceu daquilo que foi feito.

3ª Sugestão
Promover uma reunião especial em que se preste uma homenagem à sócia mais antiga, à mais nova em idade, à mais nova quanto ao tempo de associada, e a uma jovem futura sócia.

4ª Sugestão
Promover uma confraternização feminina na Igreja. Ter como convidadas especiais todas as mulheres da Igreja: da UMP, da UPA, da UCP, e também as que não são sócias da SAF. Organizar uma reunião alegre e descontraída: iniciar com pequena devocional; fazer uma palestra destacando o trabalho que a SAF desenvolve; fazer várias brincadeiras envolvendo todas as presentes; oferecer a cada mulher (menina, jovem, senhora) um botão de rosa; terminar com lanche bem gostoso.

5ª Sugestão
Promover um culto de evangelização. Programar com bastante antecedência, a fim de serem convidadas muitas pessoas que ainda não conheçam o Evangelho do Senhor Jesus. A mensagem deve ser evangelística e deve haver um momento de oração em favor de todos os presentes. Deixar um espaço para a Presidente da SAF informar sobre o trabalho que as mulheres prestam na Igreja. Convidar todos os presentes para assistirem aos cultos e Escola Dominical. Distribuir folhetos evangelísticos com o endereço da igreja.

...............................................................................

MULHER PRESBITERIANA:
UMA MULHER USADA POR DEUS

(Rev Matusalém Nery)

Deus tem usado a mulher para servir no seu Reino. Tem usado a mulher para disseminar o seu propósito, que é o de dar cumprimento ao seu plano divino de ação evangelizadora.

1) A mulher usada por Deus tem o propósito desta ação divina
- Através de seu diversificado trabalho na SAF, na Federação, na Confederação Sinodal ou na Confederação Nacional, a mulher presbiteriana demonstra que tudo que faz tem um único propósito: alcançar almas para o Senhor. Nesta mulher usada por Deus não há lugar para outras preocupações, modismos que surgem a cada instante, malabarismos doutrinários, distorções bíblicas, porque o propósito dela é servir a Deus de todo o coração, com dignidade e fidelidade.

2) A mulher usada por Deus é a que sabe prevalecer em oração
- Ao pesquisarmos na Palavra de Deus, encontramos mulheres virtuosas, dedicadas, trabalhadoraS, fiéis ao Senhor, todas elas alicerçadas numa vida abundante de oração. Temos como exemplo a oração de Ana clamando a Deus o seu propósito, que era o de ser mãe. E Deus atendeu o seu pedido. No decorrer da história da Igreja, encontramos muitas outras mulheres usadas por Deus, que souberam e continuam sabendo prevalecer em oração. É assim a mulher presbiteriana com sua participação ativa em nossas igrejas, e dinamizada no Espírito Santo, em vida abundante de oração.

3) A mulher usada por Deus é a que se coloca absolutamente à disposição de Deus
- Estamos muitas vezes procedendo como se tivéssemos medo de Deus, medo de dar-lhe o absoluto controle de nossas vidas. Que adiantaria se o barro recusasse ser manipulado pelo oleiro? Que adiantaria se o soldado, no combate, não obedecesse ao seu superior? Que adianta se o crente não se colocar absolutamente nas mãos de Deus? Por isso rendemos graças a Deus pela Mulher Presbiteriana, que tem dedicado toda sua vida à causa do Senhor Jesus, e ele a tem usado no seio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Valorosa, confiante, destemida, e tantos outros adjetivos que poderiam ser declinados para caracterizar esta mulher, que se coloca absolutamente à disposição de Deus.
Esta é a Mulher Presbiteriana usada por Deus. Aleluia!

...............................................................................

CONSELHOS À MULHER PRESBITERIANA
(Aderita Alves da Silva)

Mulher Presbiteriana, hoje é o teu dia,
Louva a Deus com devoção e alegria!
Agradeça a Deus pela graça que dele emana.
Sê agradecida, mulher presbiteriana!

Muitas mulheres deixaram exemplos de amor,
De coragem, de submissão ao Senhor,
Como Joquebede, Débora, Esther, Ana...
Segue esses exemplos, mulher presbiteriana!

Intensifica, cada dia, a tua devoção,
Orando mais a Deus, em qualquer situação.
Busca a Deus na angústia, como fazia Ana.
Ora a Deus, com intensidade, mulher presbiteriana!

Procura fortalecer a tua comunhão,
Cultuando a Deus com os irmãos,
Alegra-te, vindo à Igreja, como fazia a viúva Ana.
Sê freqüente à Igreja, mulher presbiteriana!

Cumpre o Ide do Senhor, sai a pregar,
Proclama o evangelho em qualquer lugar,
Torna-te missionária como a mulher samaritana.
Procura evangelizar, mulher presbiteriana!

Deus também requer ofertas especiais
Para manter sua casa e propagar a paz,
Sê liberal em ofertar, como Joana e Suzana.
Serve a Deus com os teus bens, mulher presbiteriana!

Busca a sabedoria e a cultura também,
O saber nos enobrece e a todos faz bem,
Pede a Deus sabedoria, porque é dele que emana.
Torna-te uma mulher sábia, mulher presbiteriana!

...............................................................................

LITANIA DA MULHER PRESBITERIANA

  • Presidente - Ó, Senhor Deus, Pai misericordioso e benigno, que tens sido o nosso auxílio e refúgio, que estás sempre pronto a nos ajudar. Dá-nos a graça de encontrar o prazer que há em servir e a grandeza de sermos tuas auxiliadoras na redenção dos pecadores.
  • Sócias - Faze-nos VERDADEIRAS AUXILIADORAS, Senhor.
  • Presidente - Dá que sejamos verdadeiras luzes no mundo e que o testemunho da nossa conduta guie nossos semelhantes ao Teu trono de glória.
  • Sócias - Faze-nos IRREPREENSÌVEIS NA CONDUTA, Senhor.
  • Presidente - Não nos deixes esmorecer na luta contra o mal que tenta destruir a Tua obra, mas sustenta-nos com um ânimo inquebrantável.
  • Sócias - Faze-nos INCANSÁVEIS NA LUTA, Senhor.
  • Presidente - Fortalece a nossa fé de tal maneira que nem montanhas de dificuldades a possam vencer.
  • Sócias - Faze-nos FIRMES NA FÉ, Senhor.
  • Presidente - E que, ao fim da jornada, havendo servido com amor e lutado com fé, vejamos cumpridas a nossa esperança ao recebermos a coroa da vitória que nos está preparada pelo Senhor da Glória.
  • Sócias - Faze-nos VITORIOSAS POR CRISTO JESUS, Senhor. Amém

...................................................................................

QUE TIPO DE VASO QUERO SER?
(Dinâmica para o Dia da Mulher Presbiteriana)

Preparação do Estudo
Escolha cinco pequenos vasos de cerâmica. Pinte-os, cada um, numa das cores: ouro / prata / marrom / amarelado / cor alumínio. Use tinta a guache, ou de tecido, ou outra que tenha à mão. Em tiras de papel, escreva um versículo referente a cada vaso, dobre e coloque dentro do vaso. Coloque-os na mesa, antes de começar a reunião. Diga que a irmã que desejar deve escolher um vaso para si (sem que ela saiba o significado de cada um). Após a escolha, chame uma a uma, e pergunte porque escolheu aquele vaso. Ouça atentamente as respostas. A medida que a dirigente apresentar cada vaso, cada irmã lerá o versículo que está dentro do seu vaso.

Estudo

1. VASO DE OURO - Um objeto de ouro representa riqueza; ouro é caro, é precioso. Representa poder e beleza. Poucos podem tê-lo. Em que se parece conosco? Quando usamos o cargo que Deus colocou em nossas mãos apenas para demonstrar poder e autoridade. Queremos mostrar que somos poderosos, queremos que todos os refletores da mídia estejam sobre nós, queremos “aparecer” -Versículo: 1Pe 5.5

2. VASO DE PRATA - Um vaso de prata é também usado para embelezar ambientes; é também valioso, poucos podem tê-lo. Em que se parece conosco? Quando somos apenas parte da decoração da igreja, porque poucos podem contar conosco, guardamos bem trancados os nossos dons - Versículo: Hb 13.16

3. VASO DE BARRO (marrom) - É o vaso que se deixa moldar pela mão do Oleiro. Sua aparência não demonstra poder ou riqueza, mas tem a beleza do brilho que vem do seu Criador. Em que se parece conosco? Quando todos podem contar conosco e gostam de estar perto de nós, pois exalamos o bom perfume de Cristo. Às vezes pode acontecer do vaso cair e quebrar-se, mas o Oleiro pega os cacos e faz outro vaso, colocando tudo no lugar certo - Versículo: Is 64.8

4. VASO DE BRONZE (amarelado) - Nada precioso, porém, se bem polido, pode parecer-se com o ouro e pode enganar alguém desavisado. Em que se parece conosco? Quando parecemos tão crentes, tão polidos na linguagem, tão prontos a ajudar, mas estamos usando nossos dons para adquirir vantagens. Quando falamos, podemos enganar a muitos, que dizem nos achar sábios e sensatos, porém com a convivência do dia-a-dia descobre-se que não somos o que pregamos ou dizemos ser - Versículo: Pv 6.16-19

5 . VASO DE ALUMÍNIO - É feito de metal sem valor, não representa poder ou riqueza, amassa com facilidade, dura pouco, serve apenas para guardar algumas coisas que não nos servem. Em que se parece conosco? Quando agimos, apenas entrando e saindo da igreja, dia após dia, culto após culto, mas nada muda em nossa vida; também quando somos solicitados e são tantas as desculpas que damos! Estamos sempre de igreja em igreja, procurando uma que nos agrade mais; o nosso brilho dura pouco, e logo somos amassadas pelos ventos de doutrina. No nosso interior, o que guardamos são coisas como inveja, maledicência, rancor, ciúmes, intrigas... coisas que para nada servem - Versículo: Tg 4.11

Momentos para meditação
A dirigente pede que cada irmã esteja meditando sobre cada tipo de vaso apresentado; após alguns minutos, ora-se e encerra-se com o cântico “Eu quero ser um vaso novo”. A lembrança do estudo pode ser um pequeno vaso de cartolina com um versículo dentro, e deve ser distribuída a todos os presentes.

(Estudo enviado pela Federação de SAFs Pontal do Triângulo Mineiro)

Voltar para o índice

topo