Sobre Congressos

Por Secretaria de Comunicação e Marketing 29/05/2015

SOBRE CONGRESSOS – É BOM SABER

Acontecem:
• Anualmente nas federações
• A cada dois anos nas sinodais
• De quatro em quatro anos na Confederação Nacional

Convocação: Nos congressos das federações e sinodais a convocação é feita por meio de edital, com pelo menos 90 dias de antecedência.

Organização: Os congressos são organizados e dirigidos pelas suas respectivas diretorias sob supervisão de seus Secretários.

Quem são as delegadas?
No Congresso da Federação: A diretoria, secretárias de atividades da federação e 5 representantes de cada SAF. A presidente da SAF faz parte do grupo das 5 representantes de sua SAF. Se uma SAF tiver entre seus membros alguém que faça parte da diretoria ou seja secretária de atividade na federação, esta sócia não poderá entrar no grupo das 5 delegadas pois já é um membro nato do congresso.
No Congresso Sinodal: A diretoria e secretárias de atividades da sinodal e mais 10 delegadas por cada federação, sendo que sócias que façam parte da diretoria ou sejam secretárias de atividades na sinodal não farão parte go grupo das 10 representantes de sua federação, pois já são membros natos no congresso.

Credenciais: A delegada que não for membro nato do congresso, deverá apresentar sua credencial devidamente assinada.

Eleições – A diretoria da federação e sinodal é eleita durante o congresso seguindo as seguintes recomendações:

• Eleição por voto secreto
• No caso de indicação de nomes, não haverá limite de nomes a serem indicados.
• Será feita a votação de um cargo por vez.
• Se ninguém for eleita nos dois primeiros escrutínios, no terceiro escrutínio a disputa estará apenas entre as duas candidatas mais votadas.
• Só podem votar e ser votadas delegadas que estejam presentes no plenário
• Para ser eleita a delegada deverá ser membro da igreja há mais de uma ano

Sessão do Congresso – Fazem parte da sessão do congresso:
• Recepção das credenciais das delegadas
• Assinatura do livro de presença
• Composição da Mesa
• Verificação de quorum (mais da metade no número SAFs ou federações, conforme o congresso)
• Declaração de abertura do congresso
• Devocional de abertura
• Chamada das delegadas
• Nomeação das comissões
• Apresentação e aprovação do relatório (federação ou sinodal)
• Apresentação e aprovação dos relatórios das comissões
• Eleição da nova diretoria
• Recepção do convite para hospedar o próximo congresso.
• Posse da diretoria eleita
• Devocional de Encerramento
• Leitura da ata
• Palavra da presidente eleita

Fonte: GTSI – Guia de Trabalho das Sociedades Internas da IPB

 

BAIXE AQUI

MODELO DE CONVOCAÇÃO AO CONGRESSO DE FEDERAÇÃO

MODELO DE CONVOCAÇÃO AO CONGRESSO SINODAL

MODELO DE CREDENCIAL AOS CONGRESSOS DE FEDERAÇÃO

MODELO DE CREDENCIAL AOS CONGRESSOS SINODAIS

MODELO DE PARECER DAS COMISSÕES – CONGRESSOS FEDERAÇÃO

MODELO DE PARECER DAS COMISSÕES – CONGRESSOS SINODAIS

MODELO DE RELATÓRIO DE PRESIDENTE

PLANEJANDO UM CONGRESSO PERFEITO – Veja Aqui

 

47 comentários

  1. Elineuma Zuza - Federação Oeste Riograndense disse:

    Graça e paz amada irmã!
    gostaria de saber de quais anos são os relatórios que a federação deve apresentar no congresso Sinodal.
    2015 e 2016? ou 2015/2016 e primeiro semestre de 2017?

    Obrigada pela informação!
    Abraços!

    • Maria Ribeiro disse:

      Querida Elineuma,

      Graça e paz!
      Os relatórios que a Federação apresenta no congresso Sinodal são os de 2015 e 2016. Não é necessário apresentar relatório parcial. Acredito que os relatórios já estão com a sinodal (entregues à representante da sinodal no congresso anual da Federação), caso não tenha sido entregue levar.
      Um abraço
      Maria Ribeiro – Vice-presidente da região Nordeste

  2. Rosangela disse:

    Olá gostaria de saber qual o processo para tornar uma sócia emérita?

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Rosangela,
      Aqui no site em http://www.saf.org.br/wp-content/uploads/2015/04/GUIA-DE-TRABALHO-DAS-SOCIEDADES-INTERNAS-DA-IPB.pdf#page=8&zoom=auto,-15,826 veja o artigo 2

      Art. 2º
      A SAF será composta por sócias. As sócias serão membros da Igreja
      local ou nos demais casos a juízo do Conselho.
      § 1º
      Sempre que possível, as atividades da SAF devem incluir todas as mulheres da Igreja.
      § 2º
      Não havendo SAF numa Igreja ou Congregação, as mulheres presbiterianas que tenham interesse em participar da SAF, poderão ser arroladas como sócias de outra SAF, desde que tenham autorização do Conselho da Igreja da SAF que as
      recebe. As referidas sócias não poderão concorrer a cargos na Diretoria.
      Art 3º
      A SAF poderá oferecer título de Sócia Benemérita a uma sócia, sendo este um título de honra, de mérito e de reconhecimento e independe da idade.

      Sendo assim, uma sócia se torna “benemérita” quando sua SAF lhe dá este título em agradecimento pelos relevantes trabalhos realizados.

      Abraço,
      Sandra Gaio

  3. Maria Elineuma Zuza disse:

    Boa tarde amada irmâ! Graça e Paz.
    Sou presidente da federação Oeste Rio Grandense da Sinodal RN e estou com uma dúvida.
    No art. 102 no GTSI que trata na nomeação das comissões: que fala de comissão de livros de atas.
    Os livros de atas das sociedades são analisados e aprovados com pareceres pelo conselho das igrejas. O que a federação fará com esses livros?
    preciso da orientação das amadas irmãs.

    Em Cristo!

    Elineuma

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Elineuma,

      Estes livros de atas não são os das SAFs e sim os da federação no caso do congresso ser da federação. Se for congresso sinodal, serão os livros de atas da sinodal.
      Abraço,
      Sandra Gaio

  4. Gabrilene disse:

    Prezadas Irmãs.

    No que tange a Comissão de Exame de Relatórios, o Relatório da Federação é examinado no Congresso da Federação e no da Sinodal? Ou é só baixado a Comissão para apreciação na Federação, e na Sinodal é dado o parecer?

  5. Gecy Soares de Macedo disse:

    Boa tarde,
    Semana passada fiz uma pergunta sobre as reunões de Círculo da Federação, pareece-me que foi extinto esses encontros, no Guia não há nenhuma menção a estad reuniões, procede essa informação, ou continua fazendo parte do traballho da mesma? A minha pergunta não foi respondida e foi retirada aqui do forum, é por que o assunto não faz parte desse forum, ou porque não merece resposta? A pergunta é em razão da Federação do meu Presbitério continuar realizando os encontros de reuniões de Círculos.
    Rev. Gecy – Secretário Executivo do Presbitério de Itapeva (PRIV).

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Prezado Rev. Gecy,

      As perguntas não são excluídas, o que acontece é que, devido à grande demanda com o IV Encontro, temos recebidos mais de 100 mensagens ao dia. Vamos aprovando e respondendo de acordo com a chegada.

      Todas as perguntas merecem resposta e esta é nossa função aqui. Todos merecem o mesmo respeito e consideração de nossa parte.

      A sua primeira mensagem foi enviada na sexta-feira quase meia noite. No final de semana são abertas as mensagens do fale conosco como prioridade, já que existem as atividades da igreja. A sua veio como referente a Sugestão de Programações.

      Esta aqui está em Congressos e não como dúvida do GTSI.

      Da próxima vez, caso tenha muita urgência, entre direto no fale conosco.

      Quanto à resposta:

      No documento, GTSI há a informação sobre os Círculos em pdf
      http://www.saf.org.br/wp-content/uploads/2015/04/RESUMO-DO-GTSI-ANA-MARIA.pdf

      Confira na página 51.

      Tem também nos slides.

      Se tiver disponibilidade verá que esta pergunta já está respondida ali também.

      GTSI: http://www.saf.org.br/resumo-do-guia-do-trabalho-feminino-da-ipb/

      A federação que assim desejar, poderá continuar a realizar as reuniões de círculo sem prejuízo a outros trabalhos da SAF.

      Att
      Sandra Gaio

  6. lucimar pedroza disse:

    Amada, Boa Noite !

    Preciso que envie-me o modelo de carta convite para aniversário da “SAF”. Agradeço a sua colaboração e fico no aguardo.

    Att,

    Lucimar pedroza.

  7. Sonia Nascimento disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber se apenas a comissão de planos e metas pode resolver ou determinar na comissão?
    As outras comissões são apenas para avaliarem os relatórios apresentados.
    Grata
    Sonia Nascimento
    Presidente Fed. Guanabara

  8. Irmã, saudações.

    Sou presidente da Saf da Primeira Igreja Presbiteriana de Patos de Minas e gostaria de receber esclarecimentos sobre a seguinte situação:
    Em nossa cidade realizamos um trabalho social e evangelistico na Casa de Promoção Humana, onde todas as terças feira, no horário do almoço,fazemos um culto.mensalmente oferecemos um Kit de produtos de limpeza e higiene pessoal, eventualmente oferecemos roupas de cama e vestuário e fazemos algumas reuniões festivas.
    No Congresso da nossa federação realizado em dezembro esteve presente uma representante da Sinodal que com veemencia cobrou das Safs o envio de materiais de higiene pessoal para um trabalho semelhante que a Sinodal realiza em Uberlandia. Argumentei que fazemos esse mesmo trabalho em Patos de Minas e que nossa contribuiçao vai é pra la. Ela me orientou que devo cadastar esse trabalho nosso na Secretaria de Ação Social da Sinodal, enviarmos nossas doações para Uberlandia e ela repassa para Patos de Minas.
    Pergunto:
    É função das Federações e Sinodais esse tipo de trabalho?
    Em tempo de desburocratização não é mais fácil que cada SAF realize esse trabalho na sua cidade?
    Não corre o risco de algumas federações e Sinodais se transformarem numa grande SAF e “engolir” as pequenas.

    Atenciosamente, Iraci

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida,

      Nossa presidente Ana Maria já respondeu por e-mail.

      Abraço,
      Sandra Gaio

  9. Cleide Lyn Souza Prata disse:

    Graça e paz, irmãs!
    Existe algum modelo de Relatório de Atividades, analisado nos Congressos anuais das Federações, pela Comissão de Análise de Relatórios, como estratégia de padronização da organização desse documento?
    Em caso afirmativo, solicito o envio do mesmo.
    Do contrário, deixo como sugestão a sua elaboração e compartilhamento.
    Saudações,

    Cleide Prata

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Cleide,

      Você quer um modelo de relatório de presidente de SAF para ser apresentado nos congressos de federação?

      Abraço,
      Sandra Gaio

    • Cleide Lyn Souza Prata disse:

      Sim, Sandra.
      Gostaria de receber um modelo de relatório de presidente de SAF para ser apresentado nos congressos de federação.
      O objetivo é evitar a diversidade de relatórios de atividades apresentados, em sua maioria, resumidos em extremo.
      Grata pelo retorno, aguardarei o modelo.
      Um abraço, Cleide.

    • Cleide Lyn Souza Prata disse:

      Muitíssimo obrigada, querida Sandra!
      Estou plenamente satisfeita com a resposta enviada e oportunidade de interação.
      “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Ec 9:8)
      Com amor,

      Cleide Prata

  10. Rose Silva disse:

    Boa noite,
    gostaria de saber se precisamos ler, como antes a carta de convocação para o congresso e se precisamos realmente ter e aprovar um horário regimental antes de começar o congresso em si.
    Obrigada.

    • Ana Maria Prado disse:

      Querida Rose,

      Deus as abençoe. Feliz Congresso!

      Vamos tomar como base o GUIA do Trabalho Feminino. http://www.saf.org.br/resumo-do-guia-do-trabalho-feminino-da-ipb/

      Gostaria de saber se precisamos ler, como antes a carta de convocação para o congresso e se precisamos realmente ler e aprovar um horário regimental antes de começar o congresso em si.

      No artigo 103 consta as partes do Congresso. Não se fala em leitura da Convocação e nem aprovação do horário Regimental.O GTSI tratou de tornar o Trabalho das Sociedades Internas mais leve e objetivo. Cada uma das Sociedades Internas discutiu e resolveu o que deveria ter em suas partes específicas. Na parte especifica da SAF não tem essas duas atividades mencionadas acima na sua pergunta.

      Nada impede das irmãs concordarem alguma mudança no horário e alguma adequação de horário se precisar ser feita. Apenas não é mais normatizado o ato de aprovação do horário regimental, uma forma de simplificar o processo dentro do Congresso. Assim como é uma só ATA do começo ao final do Congresso, outra forma de simplificar o trabalho.

      Na esperança de que Jesus as conduza no sentido de que o Nome de Cristo seja glorificado e as irmãs sejam edificadas em seu congresso, desejo-lhes paz e muitas bênçãos da parte do dono da Igreja: O senhor Jesus.

      Um abracinho com nosso carinho

      Ana

  11. Gilcilene disse:

    Boa tarde

    Gostaria de receber um modelo de ata de congresso da federação de Saf.

    Obrigada

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Gilcilene,

      Não há um modelo de ata para congresso. A ata tem como objetivo registrar o que acontece durante o congresso, da mesma maneira que a ata de plenária da SAF registra o que acontece na plenária.

      Se você faz parte de uma federação que está em seu primeiro congresso, peça auxílio à presidente da sinodal ou à 1a secretaria da sua sinodal para orientação na abertura do livro (faz parte da função de cada uma o auxílio às federações). O secretário presbiterial também poderá auxiliar.

      Se você faz parte de uma federação que já teve congressos anteriores só tem que seguir o que foi feito até aqui com a seguinte recomendação: A sessão do congresso agora é registrada como sessão única devendo os registros abaixo serem feitos como pertencentes à uma única sessão.
      • Recepção das credenciais das delegadas
      • Assinatura do livro de presença
      • Composição da Mesa
      • Verificação de quorum
      • Declaração de abertura do congresso
      • Devocional de abertura
      • Chamada das delegadas
      • Nomeação das comissões
      • Apresentação e aprovação do relatório (federação ou sinodal)
      • Apresentação e aprovação dos relatórios das comissões
      • Eleição da nova diretoria
      • Recepção do convite para hospedar o próximo congresso.
      • Posse da diretoria eleita
      • Devocional de Encerramento
      • Leitura da ata
      • Palavra da presidente eleita

      Caso queira mais esclarecimentos entre em contato com a 1a secretária da CNSAFs (Sudonita) pelo sudonita@gmail.com

      Abraço,
      Sandra Gaio

  12. Rev. Eugênio Honfi Neto disse:

    Graça e paz, bom dia.
    Queridas e preciosas irmãs, lhes suplico algumas elucidações:

    No que tange ao congresso de uma Federação. O art. 102 do GTSI:
    1) Comissão de Exame de Relatórios;
    2) Comissão de Exame de Livros de Atas;

    Que relatórios e que livros de atas são esses a serem examinados?
    A sociedade local deve enviar parecer de seu livro de atas e/ou da tesouraria para avaliação da Federação ou plenária?

    No amor de Cristo Jesus,
    Seu conservo Rev. Eugênio.

    • Ana Maria Prado disse:

      Estimado irmão em Cristo

      Deus o abençoe
      Grata por nos escrever. Vamos ver se conseguimos contribuir em lhe servir.

      SUAS CONSIDERAÇÕES E PERGUNTAS:

      No que tange ao congresso de uma Federação. O art. 102 do GTSI:
      1) Comissão de Exame de Relatórios;
      2) Comissão de Exame de Livros de Atas;

      PERGUNTA
      Que relatórios e que livros de atas são esses a serem examinados?

      RESPOSTA

      Os relatórios das SAFs, se o Congresso for da Federação e o Relatório da Federação (deve conter tudo junto resumido, Diretoria e Secretárias).

      O Relatório da SAF também deve conter tudo junto resumido: Diretoria, Secretárias e Relatoras.

      Os Relatórios das Federações se o Congresso for da Sinodal e o Relatório da Sinodal (deve conter tudo junto resumido: Diretoria e Secretárias)

      PERGUNTA

      Que livros de atas são esses a serem examinados?

      RESPOSTA

      Se o Congresso for da Federação, as atas a serem examinadas serão as da Federação: atas de reuniões de Diretoria, Comissão Executiva e do Congresso;

      Farão parte da Comissão: Secretário Presbiterial, representante da Sinodal e outras irmãs (se a Diretoria desejar nomear)

      O Relator é o Secretário Presbiterial, porque representa o Presbitério

      Se o Congresso for da Sinodal, as atas a serem examinadas serão as da Sinodal: atas de reuniões de Diretoria, Comissão Executiva e do Congresso;

      Farão parte da Comissão: Secretário Sinodal, representante da CNSAFs e outras irmãs (se a Diretoria desejar nomear)

      O Relator é o Secretário Sinodal porque representa o Sínodo.

      PERGUNTA

      A sociedade local deve enviar parecer de seu livro de atas e/ou da tesouraria para avaliação da Federação ou plenária?

      RESPOSTA

      Não. A SAF não deve enviar nenhum parecer nem de ata e nem tesouraria para a reunião da Federação.

      Espero que Deus o ajude e ajude as queridas irmãs.

      Um abraço fraterno

      Ana Maria

  13. Ola! a paz do Senhor, tira-nos uma duvida, quantas comissões de exames de relatórios no congresso, qual seria as comissões são necessárias, exemplo: metas e planos, relatório das presidentes de SAFs, tesouraria, tem mais?

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Marta,

      Segundo o GTSI:

      Art. 102
      A Mesa Diretora nomeará as seguintes Comissões:
      1) Exame de Relatórios;
      2) Exame de Livros de Atas;
      3) Exame de Contas e Orçamento;
      4) Planos e Metas
      .
      § 1º – Poderá ainda nomear outras Comissões que julgar necessário, tais como:Diplomacia, Imprensa e outras;
      § 2º – Farão parte das Comissões de Exame de Livros de Atas e de Exame de Contas o(a) representante do respectivo Concílio, e a representante da Sinodal (no Congresso da Federação), e da Nacional (no Congresso da Sinodal). A relatoria será feita, sempre, por representante do respectivo Concílio

      Abraço,
      Sandra Gaio

  14. Priscila Carvalhêdp disse:

    Gostaria de saber se a Relatora do Círculo é delegada nata do Congresso da Federação?

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Priscila,

      São delegadas natas do congresso: membros da diretoria e secretárias de atividades da federação.

      Relatora de Círculo não se encaixa no caso acima e só será delegada se for como uma das 5 representante de de sua SAF.

      Confira:
      Art . 64
      – São Delegadas ao Congresso da Federação de SAFs:
      a) os membros da Diretoria da Federação e suas Secretárias de Atividades;
      b) cinco representantes por cada SAF, sendo a Presidente uma delas.

      Abraço,
      Sandra Gaio

    • Priscila Carvalhêdp disse:

      ok.obg

  15. Carmen Silvia Henrique Santos disse:

    comunicação e marketing
    Boa tarde,
    Gosta de saber como faço um temo de abertura e encerramento de ata eletrônica do congresso Presbiterial de SAF.Quem assina? Qual município que coloco.
    Aguardo
    Abraços

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Carmem,

      Se a sua federação vai passar a utilizar a ata eletrônica, é importante que o livro de ata manuscrito que vinha sendo utilizado seja encerrado e contenha esta informação.

      No novo livro:
      No Termo de Abertura constará a finalidade a que se destina o livro, o número de ordem (se é o primeiro, segundo, etc.), o número de folhas, nome da Federação a que pertence, o local, ou seja, o Município e a data. Assinatura da Presidente da Federação.

      No Termo de Encerramento, que deverá estar na última página do livro de atas, sendo folha única, indicará o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas, nome da Federação, local e a mesma data do termo de abertura. Assinatura da Presidente da Federação. Note que o Termo de Encerramento é feito no mesmo momento que o Termo de Abertura.

      Exemplo:

      Termo de Abertura

      Este livro, contendo (até 50 folhas) eletronicamente numeradas rubricadas, pela Presidente e pela Primeira Secretária da Federação ————-, servirá para o registro das atas dos Congressos da Federação de SAFs do Presbitério _____________ sendo este livro de número (1).

      Nome da Cidade e data

      Termo de Encerramento

      Este livro, contendo (até 50) folhas eletronicamente numeradas e rubricadas, pela Presidente e pela Primeira Secretária, serviu para o registro das atas dos Congressos da Federação de SAFs do Presbitério _______________, sendo este livro de número (1)

      Cidade e data

      As folhas das atas vão sendo armazenadas e, ao concluir o número de páginas estipulado, são encadernadas.

      Abraço,
      Sandra Gaio

  16. Ola! boa noite. a paz do Senhor,gotaria de saber se a Sessão do Congresso está em ordem diacordo com o novo guia? pode copia-lo para fazer o programa do congresso? se não for mande um modelo para nós, pois federação nova estamos aprendendo, temos apenas dois anos, PCLM (Presbitério Centenario Leste de Minas) desde já obrigada, parabéns pelo trabalho que o Senhor seja glorificado atrvés da vida e dedicação de vocês.Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10.

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Marta,

      Conforme mencionado, todas as informações vieram do GTSI, sendo assim estão de acordo e devem ser seguidas.
      Abraço,
      Sandra Gaio

  17. Alessandra Rangel de Almeida Godinho disse:

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber se no modelo das credenciais,apesar de não estar falando como fala no parecer das comissões se pode colocar logomarca nas credenciais também.
    Obrigada

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida Alessandra,

      Como é um “modelo” pode ser adaptado colocando a logomarca.
      O Importante é que todas as credenciais sejam iguais e contenham as informações do modelo.

      Abraço,
      Sandra Gaio

    • Alessandra Rangel de Almeida Godinho disse:

      Obrigada minha irmã.Sei que esta dúvida não tem a ver com Congresso,mas gostaria de saber se tem um modelo de certificado de sócia benemérita?Ou podemos criar um?
      Obrigada

      • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

        Querida Alessandra,

        Não há um modelo específico, cada SAF, federação ou sinodal pode confeccionar o seu, nao esquecendo de colocar a logomarca da SAF.

        Abraço,
        Sandra Gaio

  18. Presb. Valdemir disse:

    Assunto: Bandeiras nos Congressos.

    Caras irmãs:
    Teremos organização de Federação e, analisando criteriosamente o GTSI, não encontrei qualquer citação de entrada de Bandeiras.
    No site da SAF (muito bem elaborado por sinal) encontrei (através da barra de “busca” com a palavra “bandeiras”) uma informação, até com medidas para as mesmas, porém tais informações foram inseridas em 29/04/2012 (bem anterior ao GTSI).
    Gostaria de saber: é utilizada a confecção e entrada de bandeiras nos Congressos (no nosso caso organização de federação, em razão de desmembramento de Presbitério)?

    Fico no aguardo para bem orientar nossas irmãs nessa caminhada.
    Podem enviar resposta por e-mail.
    Fraternalmente
    Presb. Valdemir
    Secretário Presbiterial

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Prezado Pb. Valdemir,
      Trata-se de uma reunião oficial de desmembramento do presbitério onde as SAFs pertencentes estarão presentes. Nos congressos de federação há a entrada das bandeiras da federação e das SAFs. O mesmo pode ser feito na cerimônia de desmembramento com a entrada da bandeira da federação e das SAFs. Caso a federação a ser desmembrada não tenha ainda sua bandeira, esta poderá ser confeccionada futuramente, assim como a bandeira da nova federação.
      Abraço,
      Sandra Gaio

  19. Alice Vicente de Almeida Souza disse:

    Gostaria de receber MODELO de formulários para analise de relatórios.(comissão de tesouraria, comissão de metas,etc)

    Estaremos realizando o congresso anual da Federaçao e preciso destes formularios para reunir as comissões.

    Grata Alice

  20. celeste disse:

    gostaria de saber qdo vai ser realizado o proximo encontrão SAF , ouvi dizer que vai ser em setembro 2016 em caldas novas, sera que esta correto?

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida será em setembro de 2016 sim. A data precisou ser alterada em função das eleições.

      Abraço,
      Sandra Gaio

  21. ALAINE disse:

    Necessito para amanhã dos impressos usados pela comissão no Congresso Bienal. Para pareceres e outros

    • Secretaria de Comunicação e Marketing disse:

      Querida, a presidente sinodal recebeu todas as instruções na II Executiva Nacional quanto aos congressos. Não há um formulário padrão para pareceres. Formulário de nova diretoria será levado pela representante da Nacional ao Congresso.
      Abraço,
      Sandra Gaio

  22. KATIA CUNHA disse:

    bOM DIA, GOSTARIA DE RECEBER O MODELO DE UM RELATÓRIO DE ESTATISTICA DA SINODAL.

    OBRIGADA