PALAVRA DA PRESIDENTE PARA O NOVO QUADRIÊNIO

A SAF GLORIFICA A DEUS PELO NOVO TEMA

PARA O QUADRIÊNIO 2022-2026

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Co 13:13)

Com muita alegria no Senhor Jesus Cristo, a SAF da Igreja Presbiteriana do Brasil, inicia mais um quadriênio de serviços e vida, aos pés do Senhor.

O tema deste quadriênio, é:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. (1 Co 13:13)

Estamos muito felizes, por termos recebido de Deus em Cristo Jesus, um tema tão maravilhoso, rico, forte e com uma mensagem tão poderosa.

“O amor é a prova irrefutável de uma vida transformada. Quem ama vive na luz. Quem ama é nascido de Deus. Quem ama prova sua eleição. O amor é um argumento irresistível. Evidenciamos aos olhos do mundo que somos eleitos de Deus e discípulos de Cristo quando amamos uns aos outros como Cristo nos amou”. (Reverendo Hernandes Dias Lopes)

“A fé sobe pelas escadas que o amor construiu, e olha pelas janelas que a esperança abriu.” (Charles Haddon Spurgeon)

“Quando o Senhor voltar, dons de línguas, de profecia, ciência, distribuição dos bens pessoais, entrega da própria vida para ser queimada, se verdadeiramente aplicados por nós, nada representariam, nada significariam sem o AMOR”. (Em busca do que é perfeito – Editor do Sê Fiel – https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/em-busca-do-que-e-perfeito)

O Senhor Jesus, nos proporciona a oportunidade de perseguirmos os seguintes objetivos neste quadriênio:

Aprofundar o conhecimento bíblico sobre o Verdadeiro Amor, o Amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Buscar incessantemente, ler a Bíblia, orar sem cessar e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Vivenciar o amor de Deus nos relacionamentos, com a família, com os irmãos, com a liderança eclesiástica, com missões e na sociedade na qual está inserida.

Crescer em direção a Cristo, a fim de se parecer cada dia mais com Ele, na busca de uma vida piedosa e consagrada, sabendo que dentre as maiores virtudes: fé, esperança e amor, o amor é o maior de todos, e que sem amor, os dons e as ações não terão validade para Deus, pois tudo passará, inclusive todos os dons, mas o amor irá para a eternidade, pois lá está quem é o Amor, o Senhor Nosso Deus.

“Mas devemos confessar, amados, voltando para a verdade de Deus com a qual começamos, que nunca teríamos qualquer amor por Deus, a menos que o amor tivesse sido semeado em nós pela doce semente do Seu amor para conosco”. (Amor, por C. H. Spurgeon)

Estaremos vivenciando dentro do Tema, sete subtemas, começando pelo “Amar a Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Mt 22.37),

buscando incessantemente, ler a Bíblia, orar sem cessar e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, evidenciando o amor a Deus”.

E concomitantemente, estaremos perseguindo o ideal de evidenciarmos o amor de Deus, para com o próximo, a família, aos irmãos, a Igreja e a sua liderança, aos Campos missionários e ao Brasil, conforme segue:

I – Amar a Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Mt 22.37), buscando incessantemente, ler a Bíblia, orar sem cessar e crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, evidenciando o amor a Deus.

2 – Amar o próximo como a si mesmo, como Jesus, evidenciando o amor de Deus para com os que sofrem, os que estão cansados e doentes, enlutados e oprimidos, discriminados, injustiçados e menos favorecidos, exercitando sobre os mesmos as ações de misericórdia.

3 – Amar a família, como Jesus, evidenciando o amor de Deus, no viver diário nos relacionamentos.

4 – Amar os irmãos, como Jesus, evidenciando o amor de Deus nos relacionamentos com os irmãos na Igreja, inclusive com as irmãs que labutam juntas, na SAF, em todas as esferas.

5 – Amar a Igreja e a sua liderança, como Jesus, evidenciando o amor de Deus, nos relacionamentos com todas as autoridades eclesiásticas, em todos os âmbitos da Igreja.

6 – Amar os Campos missionários e auxiliar a IPB nos Projetos de Pregação do Evangelho no Brasil e no Mundo, como Jesus, evidenciando o amor de Deus, para com os missionários, obreiros, evangelistas e plantadores de Igreja.

7 – Amar o Brasil e as cidades como Jesus, evidenciando o amor de Deus, pela Pátria, visando alcança-la para Cristo.

E “amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.” (1 João 4:11). Em outras palavras, o amor verdadeiro é sempre um sacrifício, uma entrega de nós mesmos, é misericordioso, compassivo, compreensivo, amável, generoso e paciente. Estas e muitas outras qualidades positivas e benignas (ver 1 Co. 13:4-8) são as que as Sagradas Escrituras associam ao amor divino”. (John MacArthur – O verdadeiro Amor)

O Hino oficial do quadriênio é a “A Excelência do Amor” – HNC Nº 178

Neste Quadriênio, trabalharemos se Deus quiser e pela sua graça, e na sua dependência, oferecendo às SAFs em todas as esferas do Trabalho Feminino, Projetos para nove Secretarias de Atividades.

Citamos a seguir os Projetos das Secretarias de Atividades da CNSAFs, que foram criados com muito amor e carinho, para atender às expectativas do Tema do Quadriênio em todas as esferas do Trabalho Feminino, desde as SAFs até a CNSAFs.

Secretaria de Espiritualidade da CNSAFs – Projeto: “O Maior destes é o amor”;

Secretaria de Assistência Social da CNSAFs – Projeto: “Assistindo o próximo com amor supremo”;

Secretaria de Causas da IPB e Causas Locais da CNSAFs – Projeto: “Amor que transforma”;

Secretaria de Estatística da CNSAFs – Projeto: “Pepitas de amor garimpando amorosas pepitas”;

Secretaria de Comunicação da CNSAFs para as mídias – Projeto: “Uma comunicação amorosa, fluída e assertiva”;

Secretaria de Comunicação da CNSAFs para a SAF em Revista – Projeto: “SAF em REVISTA: Um instrumento de amor feito para você”;

Secretaria de Evangelização da CNSAFs – Projeto: “Evangelizar: Um ato de amor, privilégio das “eleitas”;

Secretaria de Missões da CNSAFs – Projeto: “Auxiliadoras na Missão”;

Secretaria de Música da CNSAFs – Projeto: “Cantando o amor de Deus”.

Desejamos as amadas irmãs que compõem as Diretorias das SAFs, Federações, Sinodais e da CNSAFs, assim como as amadas irmãs Secretárias de Atividades das SAFs, Federações, Sinodais e da CNSAFs, as mais ricas bênçãos de Deus, na vivência destes Projetos perseguindo os objetivos do Tema do Quadriênio, buscando a glória de Deus, em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Deus a todas recompense, e cheguemos a 2026, debaixo da Graça e da Misericórdia do Nosso Deus, orando sem cessar, amando cada dia mais ao Senhor e testemunhando o seu grande amor em todos os nossos relacionamentos.

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus”; (1 Jo 3.1)

De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. (Jr 31:3)

O maior destes é o amor – Convencer-nos-emos de que isto é assim se avaliarmos sua excelência pelos seus efeitos, como já foi bem detalhado por Paulo, e se igualmente levarmos em consideração a sua eternidade. Cada um extrai benção pessoal de sua própria fé e esperança, ao passo que o amor é derramado para o bem de outrem. A fé e a esperança são os acompanhantes de nosso estado imperfeito, porém o amor persistirá mesmo nas condições de perfeição”. (João Calvino)

TRIBUTOS DO QUADRIÊNIO

Sejam dados a Deus Pai em Cristo Jesus e na iluminação do Espírito Santo, toda a honra, toda a glória e todo o louvor, na vivência do Tema do Quadriênio 2022-2026:

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

Ana Maria Prado – Presidente CNSAFs

Quadriênio 2022-2026

Sejamos Verdadeiras Auxiliadoras, Irrepreensíveis na Conduta, Incansáveis na Luta, Firmes na Fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.

Pedido de Oração